sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Tubarões - O que são ?


Designação genérica atribuída às espécies de peixes cartilagíneos, pertencentes à classe Chondrichthyes, que possuem esqueleto flexível, ao contrário dos peixes ósseos, encontrando-se em todos os Oceanos do planeta. Existem cerca de 400 espécies.


Os Tubarões mantiveram-se virtualmente inalterados durante milhões de anos. Os Tubarões apareceram no planeta Terra na era Paleozóica, período cerca de 400 milhões de anos atrás. Figuram entre os mais primitivos de todos os vertebrados existentes, permanecendo praticamente inalterados na estrada da evolução.



Têm uma pele espessa, geralmente cinzenta e coberta por dentículos (pequenas escamas em forma de dentes).



O corpo hidrodinâmico do Tubarão apresenta barbatanas peitorais, uma barbatana dorsal alta e uma caudal bifurcada, com o lobo superior de maior tamanho. De cada lado da cabeça, geralmente alongada, são visíveis cinco fendas branquiais descobertas (sem opérculo).



O Tubarão-Frade (Cetorhinus maximus) de águas temperadas, atinge 12 m de comprimento.



Tubarão-Frade (Cetorhinus maximus)



A maior parte dos Tubarões alimenta-se de peixe, sendo poucos os que atacam seres humanos (por exemplo, o Tubarão Branco). Os Tubarões quando atacam humanos não procuram alimento, tentam, antes, afastar potenciais rivais dos respectivos territórios.




A «pesca desportiva» destes animais, a sua erradicação de áreas de recreio, bem como a exploração comercial da sua pele, óleo e carne, têm contribuído para a redução do seu número. Algumas espécies, como o Tubarão-branco, o Tubarão-tigre e o Tubarão-martelo, estão actualmente ameaçadas, tendo sido o seu abate proibido nos EUA desde Julho de 1991. Outras espécies encontram-se parcialmente protegidas pela existência de quotas de pesca.



Apesar de possuírem uma visão pouco apurada e ausência de percepção de cor, os seus olhos são bastante sensíveis à luminosidade. O sentido do olfacto é tão apurado que um terço do cérebro se encontra especializado na interpretação dos sinais captados por este sentido; podem detectar sangue na água a uma distância de 1 km. Também reagem às descargas eléctricas emanadas de outros animais.




O Tubarão-Baleia (Rhincodon typus) é o Maior Peixe do Mundo, atinge 16 metros de comprimento e pesa 13 toneladas, é inofensivo e dócil como um Golfinho, permite até que os mergulhadores passeiem agarrados nas suas barbatanas e alguns façam surf em cima deles - o que é bastante reprovável ! A sua cor é escura com pintas brancas por todo o corpo. Pode ser encontrado em Queensland e na Nova Guiné, mas é mais comum no Oceano Índico. Possui 300 fileiras de pequenos dentes.



Tubarão-Baleia (Rhincodon typus)



O que faz do Tubarão um ser tão especial...



Olfacto implacável: É o sentido mais apurado no Tubarão. Ele é capaz de perceber a presença de uma gota de sangue na água a uma distância de centenas de metros.



Visão de espelho: Os olhos são totalmente adaptados para os ambientes de pouca luz. Algumas espécies têm um tipo de espelho no fundo do olho, que duplica a luminosidade nas regiões profundas do oceano.



Tacto à distância: Sua linha lateral possui células extremamente sensíveis,que percebem as mais sutis diferenças nas vibrações da água. Assim ele localiza uma pesa a muitos quilômetros de distância.



Bom ouvido: O predador é muito sensível ao som. Qualquer barulho inusual pode atrair a sua atenção e guiá-lo em direcção à presa.



Sexto sentido: O Tubarão é o único capaz de captar os sinais elétricos emitidos por todos os seres vivos. Ele faz isso por meio de minúsculos canais na cabeça e na linha lateral, as chamadas ampolas de Lorenzini.As ampolas de Lorenzini sentem um campo eléctrico até 20.000 vezes menores que 1 volt, equivalente à batida do coração de um peixe.


Motor atrás : Para se mover, os peixes, em geral, ondulam o corpo inteiro. Os Tubarões usam apenas a barbatana traseira. (as outras servem para dar o equilíbrio).


O Tubarão-Branco e o Tubarão-Mako, os mais velozes, chegam a atingir os 60 Km/h.